Rede de Esgoto na Taquara do Reino está com obras avançadas

Publicado em: Terça-Feira, 30 de Agosto de 2016
Fonte: Bárbara Vieira / SAMAE

 

Ampliação do sistema de saneamento básico em Ibiporã

 

 

O SAMAE está realizando desde abril obras de ampliação do serviço de saneamento básico.

A Autarquia, que já atende com rede de esgoto a 100% da área urbana e o Jardim John Kennedy, agora também está implementando o serviço no Distrito Rural da Taquara do Reino.

Para colocar o sistema de coleta e tratamento de esgoto em funcionamento uma equipe de profissionais está trabalhando exclusivamente nas obras. Até o momento já foram instalados 7 mil metros lineares de tubulação, entre tubos de coleta, passagem e interceptores.

A equipe do SAMAE está finalizando os emissários que são responsáveis por levar o esgoto coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde o mesmo passará por processo de tratamento biológico, sem adição de produtos químicos, para depois ser destinado ao Ribeirão das Abóboras. Segundo a administração da Autarquia, o efluente sairá com parâmetros de qualidade, não prejudicando o ribeirão.

A Taquara do Reino possui cerca de 500 habitantes, entretanto, a ETE terá a capacidade para coletar e tratar o esgoto de uma população de mil habitantes.

Essa obra visa atender a Taquara pelos próximos 20 anos sem que haja a necessidade de adequações ou aumento de sua capacidade, visto que o projeto já foi desenvolvido estimando o crescimento que poderá ocorrer no distrito.

O projeto da rede coletora e estação de tratamento foi realizado pela empresa Ecosol após vencer a Concorrência Pública nº 01/2013. Os materiais também foram adquiridos por meio de licitação, na modalidade de Pregão, que foi vencido pelas empresas Tigre, Asperbras e Detroit Fundição.

Ao aumentar a abrangência desta atividade, a administração municipal e o SAMAE visam preservar o meio ambiente com a finalidade de prevenir os cidadãos de doenças e, consequentemente, promover saúde.

Cidades que prestam o serviço de saneamento básico de forma satisfatória oferecem mais saúde, bem estar e limpeza para sua população.

Ibiporã é um município diferenciado em relação ao saneamento pois este serviço só é oferecido a 43% da população brasileira.