SAMAE adota chatbot para otimização de atendimentos virtuais
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Ibiporã implantou em prol da experiência de atendimento dos usuários a “Samara”, um chatbot criado para proporcionar respostas mais rápidas e precisas às demandas dos consumidores. A iniciativa surgiu com o objetivo de melhorar o fluxo dos atendimentos.
Após a implantação da Samara nos canais de atendimento virtuais, houve um aumento de aproximadamente 95,2% de atendimentos concluídos, entre agosto e setembro de 2025. Somente em setembro, mais de 60% das demandas foram solucionadas unicamente por Samara, sem a necessidade de passar por um atendente. Além disso, houve uma melhora no tempo de espera dos usuários.
Entre os atendimentos conduzidos pela tecnologia no mês de setembro, cerca de 95% deles ocorreram via WhatsApp, e dos atendimentos totais, alcançou um índice de 83,75% de avaliações positivas.
Alguns dos serviços que podem ser solicitados através de Samara são:
- 2ª via de fatura;
- informar falta de água;
- reclamação sobre coleta de lixo;
- isenção/tarifa social;
- entre outras possibilidades.
Como ter acesso?
Para ter acesso ao atendimento, o usuário pode entrar em contato via site, acessando a “Samara”, no canto direito da tela, ou pelo WhatsApp (43) 3258-8195.
O consumidor passa por uma triagem inicial do chatbot, para identificar a demanda. Em alguns casos, a informação é cedida diretamente pela tecnologia ou até mesmo o serviço é realizado por este meio de forma automática, como a emissão de 2ª via da fatura, e em outros contextos, onde a automatização não é possível, as informações são coletadas facilitando o atendimento humano.
A iniciativa reforça o compromisso da autarquia com um serviço de qualidade, sem deixar de lado o atendimento humano prestado pelos servidores do SAMAE, que neste ano recebeu um ciclo de capacitação com foco em excelência, por parte da Escola de Governo de Ibiporã.