Qualidade da água em Ibiporã é monitorada 24 horas e segue todas as exigências legais

 

Publicado em: 04/02/2026 09:52 | Fonte/Agência: SAMAE

Whatsapp

 

Qualidade da água em Ibiporã é monitorada 24 horas e segue todas as exigências legais

A água que chega às torneiras da população de Ibiporã passa por um rigoroso processo de tratamento e monitoramento, garantindo qualidade, segurança e conformidade com todas as legislações vigentes. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) realiza análises contínuas e sistemáticas para assegurar que a água distribuída esteja própria para o consumo humano.

O monitoramento da água ocorre 24 horas por dia, com análises de rotina realizadas a cada duas horas na Estação de Tratamento de Água (ETA). Entre os parâmetros analisados estão pH, cloro, turbidez, cor, alcalinidade, alumínio, ferro, cloreto e matéria orgânica, indicadores fundamentais para garantir a potabilidade da água.

Além dessas análises de rotina, o SAMAE também realiza análises específicas semestrais, exigidas pela Portaria nº 888, do Ministério da Saúde. Esses exames incluem a verificação de agrotóxicos e metais pesados e são realizados por laboratórios externos credenciados, reforçando a transparência e a confiabilidade dos resultados. Para garantir que a qualidade seja mantida até o ponto de consumo, o SAMAE executa ainda um monitoramento semanal em diversos pontos da rede de distribuição, assegurando que a água chegue às residências isenta de contaminações e dentro de todos os padrões de qualidade estabelecidos pela legislação.

Diferentes mananciais, o mesmo padrão de qualidade

Ibiporã é abastecida por duas fontes principais: o Ribeirão Jacutinga e o Aquífero Guarani, que recebem tratamentos adequados às suas características. A captação do Ribeirão Jacutinga é responsável por cerca de 60% do consumo da cidade. Essa água passa integralmente pela ETA, onde recebe tratamento físico e químico, seguido do chamado “polimento da água”, etapa em que são adicionados elementos químicos para garantir que ela esteja própria para o consumo humano. Já a água proveniente do Aquífero Guarani, por sua origem subterrânea, já apresenta elevada qualidade natural e não necessita passar pela ETA. Ainda assim, ela recebe a dosagem controlada de cloro e flúor, conforme exigido pela legislação, antes de ser distribuída. Após o tratamento, as águas provenientes das duas fontes seguem para o reservatório central, onde são misturadas e, então, distribuídas à população.

Tratamento de esgoto também segue a legislação ambiental

Além do cuidado com a água potável, o SAMAE também garante a proteção do meio ambiente. Todo o esgoto coletado em Ibiporã é tratado, passando por uma das quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do município. O tratamento segue rigorosamente a Resolução CONAMA nº 430, e somente após atender aos padrões legais o efluente é lançado nos corpos receptores, como ribeirões.

O conjunto dessas ações reforça o compromisso do SAMAE com a saúde pública, a preservação ambiental e a transparência, garantindo que a população de Ibiporã receba água de qualidade e serviços que respeitam a legislação e o meio ambiente.