Programa de Separação de Resíduos



Um novo Programa de Separação de Lixo está acontecendo em Ibiporã desde 2009 e propõe aos moradores que separarem o lixo em três partes: Reciclável, Orgânico (para virar compostagem) e Rejeitos visando diminuir o volume no Aterro Sanitário Municipal.

Atualmente um dos maiores desafios do planeta é reduzir e dar destino adequado às milhões de toneladas de lixo produzidas diariamente. Somente Ibiporã produz cerca de 30 toneladas de lixo por dia que eram depositados diretamente no Aterro que já estava com a capacidade quase esgotada.

Com a intenção de preservar o meio ambiente e contribuir para a saúde pública dos cidadãos, o SAMAE, que recolhia o lixo reciclável nas residências, firmou contrato com a empresa Kurica Seleta Ambiental S/A, que passou a fazer a coleta de todos os Resíduos Sólidos do município, visando não sobrecarregar o Aterro controlado pela Autarquia.

A empresa que a partir de então passou a cuidar do lixo domiciliar, implantou uma Campanha de Conscientização da população para a separação do lixo entre orgânico, rejeitos e recicláveis e também
elaborou uma escala para executar o recolhimento diretamente nas casas dos ibiporaenses que receberam um panfleto explicativo do que é cada tipo de lixo e as respectivas datas de coleta na região em que moram.

1.REJEITOS (saco cinza) - fraldas, papel higiênico, absorventes, papéis sujos e tudo que não puder ser reutilizado ou reciclado. Este volume irá para o aterro sanitário.

2.LIXO RECICLÁVEL (saco verde) - que o SAMAE já recolhia antes, que são os plásticos, vidros, metais, alumínio, papel e papelão, tudo que possa ser reutilizado.

3.LIXO ORGÂNICO (outros sacos) - composto por restos de comida, cascas de frutas, verduras e sobras de alimentos que, através do processo de compostagem, irão virar adubo.

A população também está recebendo em suas residências os sacos plásticos apropriados para cada tipo de lixo.

A empresa Kurica Seleta, responsável pela coleta de lixo na cidade, disponibilizou um telefone para tirar dúvidas da população quanto ao Programa de Separação de Resíduos que é o 0800-4003013 (ligação gratuita).

Confira abaixo o programa semanal para coleta de lixo na cidade: