Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto

SAMAE instala ecobarreira para evitar passagem de lixo flutuante no Ribeirão Jacutinga

  • Home
  • Notícias
SAMAE instala ecobarreira para evitar passagem de lixo flutuante no Ribeirão Jacutinga
Fonte: SAMAE
Data da postagem: 15/12/2023
Views: 640

Foi instalada no último dia 11 no Ribeirão Jacutinga uma ecobarreira com a finalidade de avaliar a quantidade de material descartado incorretamente e capturar todos os resíduos flutuantes, assim toda água pode passar, sem prejudicar o fluxo.

As ecobarreiras desempenham um papel fundamental na proteção do meio ambiente, com a função principal voltada para contenção de resíduos sólidos como, plásticos, garrafas e demais objetos que são descartados de maneira incorreta. Funcionam como um filtro desses resíduos, impedindo que os mesmos cheguem a ecossistemas sensíveis e causem danos irreversíveis à natureza. Elas ajudam a prevenir danos ambientas, protegendo a vida marinha, reduzindo a poluição da água e preservando a saúde dos ecossistemas aquáticos.

As ecobarreiras também podem servir como ferramenta educacional, chamando atenção para quantidade de resíduos que são descartados incorretamente e incentivando praticas mais sustentáveis na preservação do meio ambiente e descarte dos resíduos.

A estrutura foi construída pela equipe do SAMAE, sem nenhum custo adicional para a autarquia, utilizando materiais que seriam descartados, reutilizados ou reciclados. A ecobarreira instalada no Ribeirão Jacutinga é composta por galões, cordas, arames e sombrite, o que possibilita a passagem da água pela estrutura, retendo apenas os materiais, mantendo o fluxo normal do rio.

A Coordenadoria de Meio Ambiente do SAMAE fará um monitoramento periódico da ecobarreira para avaliar a quantidade de material retido pela estrutura e remover os resíduos.

 

Última atualização: 23/04/2024 06:25:06