Obra vai garantir mais segurança na rede adutora do Guarani em períodos de chuvas intensas
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) está realizando, por meio de empresa especializada, a obra de readequação do traçado da rede adutora do Guarani, em Ibiporã, iniciada no dia 15 de dezembro. O projeto contempla cerca de 150 metros de desvio da tubulação e foi planejado para garantir mais segurança, principalmente em períodos de chuvas torrenciais. A rede adutora atravessa o curso do córrego da Forquilha, que recebe a maior contribuição de drenagem do município.
A adutora é responsável por conduzir a água do Aquífero Guarani até o sistema central de abastecimento. Em caso de chuvas fortes, o nível do córrego chega a subir e pode causar danos no funcionamento da adutora. A autarquia elaborou um projeto definitivo para garantir a segurança da estrutura e a continuidade do abastecimento de água à população.
O projeto foi estruturado em três etapas. Inicialmente, foi realizado o reparo da tubulação em função de um rompimento ocorrido em novembro deste ano, seguido da instalação de blocos de contenção na margem do córrego. Essas medidas emergenciais promoveram a estabilização imediata do local.
Com a construção, pelo município, de um aterro sobre o córrego da Forquilha, logo abaixo da travessia, tornou-se possível projetar o desvio da adutora por dentro da barragem. A nova solução prevê a tubulação aterrada, o que aumenta a segurança da estrutura e impede que o mesmo tipo de ocorrência volte a acontecer.
A obra representa um investimento de cerca de R$ 700 mil e utiliza tubulação de ferro dúctil de 500 mm, compatível com o sistema existente, além de serviço especializado para instalação. A previsão de término da obra é para janeiro de 2026.
Atualiza aí: faça parte da campanha e atualize seus dados cadastrais no SAMAE, por WhatsApp (43) 3258-8195 ou presencialmente!