Ibiporã recebe nova ETE e SAMAE amplia cobertura de tratamento de esgoto na cidade
Ibiporã ganhou mais uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com a finalização da obra da ETE Marajoara, nesta semana. A estrutura foi executada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), e contribui para a ampliação da cobertura de esgoto municipal, atualmente em 98%, para abranger os moradores do Condomínio Horizontal Marajoara. A entrega foi realizada neta sexta-feira (30), durante evento da Prefeitura de Ibiporã, que entregou obras de infraestrutura no Marajoara e Recanto do Engenho.
Os recursos utilizados para a ETE foram da própria autarquia, totalizando um investimento de R$ 941.535,80. No entorno da estação, foram implantados aproximadamente 7 quilômetros de rede coletora de esgoto, por parte da Prefeitura Municipal de Ibiporã, além da execução de cerca de 340 caixas de ligação domiciliar, que permanecem em espera para a interligação dos imóveis.
A estrutura já está preparada para que, após a conclusão das etapas de licenciamento, os moradores possam conectar o esgoto doméstico às caixas instaladas nas calçadas. O sistema de tratamento da ETE Marajoara é composto por etapas modernas e complementares.
A fase preliminar inclui gradeamento, desarenador e medidor de vazão. Em seguida, o esgoto passa por tanque de equalização e elevatória de esgoto bruto, tratamento biológico em fase anaeróbia, por meio de reator UASB, e fase aeróbia com reator de lodos ativados. O processo é finalizado com decantação e filtragem, assegurando que o efluente tratado atenda aos padrões ambientais.
Com a entrada em operação da nova ETE, o município também avança na proteção ambiental. O tratamento realizado segue parâmetros técnicos rigorosos, com controle de indicadores como Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Demanda Química de Oxigênio (DQO), que medem a carga de poluentes presente no esgoto. A redução desses índices garante que o efluente tratado, após todo o processo, possa ser devolvido ao meio ambiente com segurança, sendo lançado no Córrego Barreirão. Além disso, o manejo adequado do lodo gerado no tratamento evita a contaminação do solo e contribui para a preservação dos mananciais, da fauna e da flora.
Com a nova unidade, nós fortalecemos a estrutura de saneamento em Ibiporã, que já conta com quatro ETEs em operação, Norte, Sul, Kennedy e Taquara do Reino, e avança com as obras da ETE Balneário Tibagi e da ETE Parque Industrial Nenê Favoretto. Investir em saneamento é investir em saúde e qualidade de vida para a nossa população, e agora com os moradores do Marajoara sendo atendidos”, destacou a diretora-presidente do SAMAE, Maricélia Soares de Sá.
O município conta com 98% de cobertura no tratamento de esgoto, índice superior à meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento, que estipula 90% de cobertura até o ano de 2033.