SAMAE realiza reunião com terceirizada para tratar melhorias na coleta de resíduos

 

Publicado em: 03/02/2026 16:47 | Fonte/Agência: SAMAE

Whatsapp

 

SAMAE realiza reunião com terceirizada para tratar melhorias na coleta de resíduos

Estão na imagem: Wanderson Luiz Vieira, Supervisor da Unidade de Londrina da SISTEMMA; Alexandre Marques de Aguiar, Supervisor de Coleta da SISTEMMA,

SAMAE realiza reunião com terceirizada para tratar melhorias na coleta de resíduos
 

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Ibiporã realizou, na última semana, uma reunião com representantes da empresa terceirizada SISTEMMA, responsável pelos serviços de manejo de resíduos sólidos e entrega de embalagens no município. A regularidade da coleta de resíduos foi um dos principais temas debatidos, e a autarquia cobrou ações de melhorias por parte da terceirizada.

Na ocasião, a autarquia reforçou a necessidade de cumprimento rigoroso das rotas, entrega de embalagens e da coleta de todos os resíduos deixados pela população de acordo com o cronograma e quantitativo de veículos em operação. A empresa, por meio de seus representantes, comprometeu-se em garantir a coleta das “bandeiras”, o amontoado de resíduos feito em determinado ponto da rua para facilitar a coleta, no prazo máximo de até 15 minutos, evitando sujeira. Também explicou que deve adotar procedimentos internos como treinamento de pessoal e contratação de novos funcionários para a equipe, assim como ampliação de fiscalização interna por meio da disposição de um fiscal exclusivo da empresa para a cidade de Ibiporã.

Conforme previsto contratualmente, sempre que identificadas inconformidades na execução dos serviços, o SAMAE realiza os registros e notificações formais à empresa. Ao longo da vigência do contrato, já foram aplicadas penalidades no valor de aproximadamente R$R$ 49.217,45, relacionadas a descumprimentos verificados pela fiscalização da autarquia.

O contrato com a empresa SISTEMMA iniciou em agosto de 2024 e tem vigência até julho de 2026. 

“O serviço de coleta de lixo interfere diretamente na limpeza da cidade e na rotina das famílias, e a gente sabe que, quando o serviço falha, o impacto é imediato. Por isso estamos cobrando providências da empresa e acompanhando de perto a execução da coleta e as ocorrências registradas por moradores nos canais de atendimento oficiais. Ao mesmo tempo, o SAMAE estuda melhorias que podem ser implementadas e diferentes possibilidades de formas de contratação do serviço de manejo de resíduos sólidos. Nosso compromisso é encontrar a solução que traga mais qualidade de vida e uma cidade mais limpa para os moradores de Ibiporã.”, afirma a diretora-presidente da autarquia, Maricélia Soares de Sá.

O SAMAE destaca que a fiscalização dos contratos é atribuição permanente da autarquia e integra as ações voltadas à garantia da adequada prestação dos serviços públicos. A autarquia segue monitorando a execução contratual e adotará as medidas administrativas cabíveis sempre que necessário, com foco na melhoria contínua do serviço e no atendimento à população.