Mito ou verdade: água de Ibiporã é mineral? SAMAE explica como acontece a mistura das fontes
É comum ouvir em Ibiporã que a população “toma banho com água mineral”, especialmente por conta da captação no Aquífero Guarani, uma das maiores reservas subterrâneas de água do mundo. Mas, afinal, isso é mito ou verdade? O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) explica que, apesar da qualidade elevada da água captada, a água distribuída na cidade não é considerada mineral, pois passa por um sistema integrado de abastecimento.
Parte da água que abastece Ibiporã vem do Aquífero Guarani, cuja água já possui excelente qualidade natural, chegando praticamente pronta para o consumo. Por essa razão, ela não precisa passar por todos os processos da Estação de Tratamento de Água (ETA), sendo necessária apenas a dosagem de flúor, conforme exigência da legislação, para garantir benefícios à saúde bucal da população, e também dosagem de residual de cloro na água.
No entanto, a água captada diretamente do aquífero apresenta uma característica importante: ela sai do poço com temperatura elevada, em torno de 38 °C. Ela é misturada à água tratada do Ribeirão Jacutinga, que passa por todas as etapas de tratamento na ETA, equilibrando a temperatura e garantindo conforto e segurança no abastecimento.
A captação do Ribeirão Jacutinga é responsável por cerca de 60% do consumo da cidade. Essa água passa por processos como coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção, recebendo posteriormente os ajustes químicos necessários para se tornar própria para o consumo humano. Após o tratamento, ela é encaminhada ao reservatório.
O resultado é uma água segura, monitorada e dentro dos padrões exigidos para consumo humano, reforçando o compromisso do SAMAE com a saúde da população e a eficiência do abastecimento em Ibiporã.
Desassoreamento do Ribeirão
O desassoreamento da lagoa de captação do Ribeirão Jacutinga segue em andamento e já ultrapassa 35% de conclusão, representando um avanço importante para a segurança hídrica de Ibiporã. A intervenção tem como objetivo melhorar as condições de captação da água e garantindo maior regularidade no volume disponível.